IRMANDADE ESPÍRITA AMIGOS DA PAZ

Lar São Francisco – “Colocando em prática o Amor do Cristo que pregamos no Centro”


O trabalho junto aos abrigados do Lar São Francisco de Assis de Embu-Guaçu acontece desde maio de 2002, quando, a pedido de um dos trabalhadores da Casa, fizemos a primeira visita àquela instituição carente, a fim de levarmos cestas-básicas.

Vendo a situação de muita dificuldade, passamos a nos organizar para uma visita mensal em que levamos doações de alimentos, roupas e materiais de higiene e limpeza. Mas ainda era pouco e decidimos também prestar serviços aos internados. E começamos nosso trabalho de cuidados pessoais, cortando cabelos, unhas e barbas de todos.

O Asilo, como carinhosamente o chamamos, abriga hoje 32 idosos, sendo 16 homens e 16 mulheres, em sua maioria doentes e pobres, se mantendo através dos benefícios do Auxílio Doença e Aposentadorias dos abrigados e de poucas doações recebidas. Hoje a situação está bastante equilibrada em virtude das responsáveis pelo Asilo serem profissionais de saúde – promovendo cuidados médicos – e competentes administradoras.

Neste trabalho o que mais importa é a nossa visita. A nossa Presença! É a oportunidade de mudarmos a rotina e a dinâmica do Lar São Francisco. Na primeira parte dos trabalhos, juntamente com os serviços de corte de cabelos, unhas e barbas, cantamos, dançamos e damos boas risadas com todos. Uma diversão! Em seguida, mudamos a música e a vibração. Fazemos nossas preces e aplicamos passe magnético em todos os abrigados e funcionários, numa linda celebração de amor fraterno.

Nossa visita acontece todo primeiro domingo de cada mês*, e tem como lema “Colocar em prática o Amor do Cristo que pregamos no Centro”, ou seja, uma abençoada oportunidade de servir aos nossos irmãos mais necessitados. Junte-se a nós! Participe mesmo sem saber cortar cabelos ou barbas. Sempre tem outras formas de ajudar. Fique conversando com os abrigados. Eles adoram uma boa conversa !!

Quando as visitas acontecem? 

Nos encontramos no Amigos da Paz às 8h00 para as preces de abertura dos trabalhos e retornamos por volta das 13h30.

Como posso participar e colaborar? Além de participar das vistas, você também pode colaborar de outras maneiras: Eles sempre precisam de doações:

Fraldas Geriatricas – eles usam muito e precisam sempre !
Materiais de Limpeza : Desinfetante, Lisoform (bactericida), Água sanitária, sabão em pó , amaciante, detergente, rodos e vassouras, pano de chão;
Materiais de Higiene: sabonete, xampu, escova e pasta de dentes;
Roupas : de todos os tipos, pois o que não serve para os abrigados vai para um bazar que eles promovem e revertem a renda para a manutenção do Asilo;
Roupas de cama e toalhas;
Alimentos – informe-se na secretaria e veja como você pode  encaminhar alimentos para o Asilo. Veja abaixo o calendário* das visitas de 2019:

  • 06/Janeiro
  • 03/Fevereiro
  • 10/Março
  • 07/Abril
  • 05/Maio
  • 02/Junho – Festa Junina
  •  07/Julho
  • 04/Agosto
  • 01/Setembro
  • 06/Outubro
  • 03/Novembro
  • 01/Dezembro – Comemoração do Natal
*Datas sujeitas a alteração devido a eventos no Lar S. Francisco – confira sempre nas redes sociais e no quadro de avisos da IEAP.

© Copyright Irmandade Espírita Amigos da Paz. 2019